Quais são os tipos de combustível e qual o melhor?

A constante mudança nos valores de combustível foi uma das causas do aumento na busca por veículos de tipo flex, que ao aceitarem mais de um tipo de combustível, influenciam em um debate: qual a melhor opção para abastecer?

A resposta vai para além da relação custo-benefício, e entender as características de cada combustível ajuda na decisão sobre qual a melhor opção para seu veículo.

Por isso, preparamos esse conteúdo, que te apresenta cada tipo de combustível e ajuda você a fazer a melhor decisão. Confira!

Tipos de Gasolina

Gasolina Comum

Popular principalmente entre veículos de passeio, sua combustão acumula depósitos que podem entupir as válvulas do motor em caso de falta de qualidade, além de afetar o desempenho do veículo e aumentar o consumo.

Gasolina Aditivada

Se destaca pelos aditivos que lubrificam e, possui o que é necessário para fazer uma “limpeza” na transmissão.

Uma dica interessante para quem quer economizar sem abrir mão da qualidade do motor é eventualmente abastecer com gasolina aditivada, limpando o motor das impurezas geradas pela gasolina comum, que é mais barata.

Gasolina Premium

É a garantia do aproveitamento de todo o potencial do motor, com mais autonomia e desempenho. No entanto, apenas veículos com sistema de identificação separado podem ser abastecidos com essa gasolina.

Gasolina Formulada

É mais barata, no entanto, se destaca pelas incertezas quanto aos possíveis danos no motor, além da possiblidade no aumento do consumo. Para entender mais sobre gasolina formulada, leia esse artigo.

Tipos de Etanol

Etanol Comum

Feito de vegetais como a cana-de-açúcar, se destaca por ser de baixo custo e pela garantia de um melhor aproveitamento do potencial do carro, além de não gerar resíduos no motor. No entanto, devido a fácil evaporação, é consumido rapidamente.

Etanol Aditivado

Conta com agente anticorrosivo e aditivos que protegem partes do motor, podendo ser melhor para o veículo. No entanto, atualmente a maioria dos carros são equipados com revestimentos anticorrosivos, reduzindo o impacto dos seus benefícios.

Tipos de Diesel

Diesel Comum

Alta eficiência energética, baixo consumo e maior autonomia do veículo tornam esse combustível fundamental para veículos mais pesados.

Diesel Aditivado

Sua diferença está nos agentes anticorrosivos, detergentes, dispersantes e agentes antiespumantes que estão presentes em sua composição, reduzindo a formação de bolhas durante o processo de enchimento.

Biodiesel

É a forma mais sustentável do diesel. Derivado de plantas como mamona, girassol e soja, por exemplo, é misturado com metanol ou etanol, se transformando numa opção orgânica, limpa e renovável.

Diesel S-10

Se destaca devido ao baixo teor de enxofre em sua composição. Enquanto possui 10 partes de enxofre por milhão, outras opções, como o S-500, podem chegar a 500 partes por milhão. Dessa forma o diesel S-10 conta com maior poder de limpeza e detergência natural.

Gás Natural Veicular (GNV)

Extraído diretamente do solo, o chamado GNV é uma das alternativas mais promissoras entre os combustíveis menos poluentes. Suas baixas emissões de monóxido de carbono e o fato de não conter enxofre em sua solução, o torna uma opção sustentável. Para usá-lo, no entanto, é necessário realizar algumas modificações no carro.

Mais do que escolher o combustível, o importante é escolher a qualidade

Com uma explicação detalhada em relação aos tipos de combustível, é possível tomar a melhor escolha para o seu veículo. No entanto, mais importante quanto o tipo de combustível, é a garantia de sua qualidade e procedência!

Nas unidades dos Postos Andreazza, você encontra diversos combustíveis com a certeza de uma procedência confiável e alta qualidade, sempre das distribuidoras Ipiranga, BR e Rodoil. Assim, fica fácil escolher qual o melhor para seu veículo e rodar pelas estradas!