5 Dicas para Manter a Qualidade do Motor do seu Carro
Performance e economia. Essas são duas coisas que todos procuram em um motor de carro. No entanto, por mais que o motor seja bom, com maus hábitos ele passa a perder qualidade, performando menos e gastando mais combustível.
A boa notícia é que, se por um lado os maus hábitos prejudicam o motor, por outro lado a qualidade do motor pode ser mantida com alguns cuidados simples que qualquer motorista pode incluir no dia a dia.
Sem mais delongas, confira 5 dicas para manter a qualidade do motor do seu carro sempre em dia!
Acelere o necessário
Pisar fundo sem necessidade, seja com o carro “frio” ou “quente” é um hábito para se abandonar! Afinal, acelerar muito exige mais do motor, mantendo o regime do propulsor sempre elevado e acarretando manutenções mais frequentes.
A aceleração elevada faz com que o motor sofra desgaste maior ou abreviado, exigindo a retífica do motor depois de poucos anos, bem antes do previsto.
Não ande em ponto morto
Descer o morro com o carro em ponto morto é uma prática muito comum, pois o motor não é forçado e supostamente o combustível não é gasto.
O que muitos não sabem é que, na verdade, não é bem assim. Descer o morro em ponto morto gera uma sobrecarga no sistema de freios que são superaquecidos, além de prejudicar a caixa de câmbio e, a longo prazo, prejudicando o seu motor.
Quanto à economia, o mais indicado é usar motor e freios em conjunto, com a marcha engatada e apenas tirando o pé do acelerador. Com isso, o sistema de injeção eletrônica vai cortar completamente o fornecimento de combustível durante o tempo de descida do morro.
Pise na embreagem só quando for necessário
Muitos condutores deixam o pé em cima da embreagem enquanto dirigem. Com o passar do tempo, esse hábito potencializa o desgaste de todo o sistema de embreagem, afinal, ela está permanentemente desacoplada.
Por isso, pise na embreagem apenas nos momentos de trocar de uma marcha para outra, frear e realizar outras atividades da rotina de quem dirige.
Quantidade certa de óleo lubrificante
A troca de óleo lubrificante na hora certa com toda certeza deve ser uma prioridade para os que buscam manter o motor do carro em dia.
Mas além de saber o momento certo, é fundamental saber qual a quantidade de óleo. E se por um lado os prejuízos de usar pouco óleo são bem conhecidos, muitas pessoas não sabem que o excesso também pode ser danoso!
Afinal, a alta quantidade de óleo lubrificante suja as velas e atrapalha o processo de queima de combustível estragando todo o conjunto mecânico do seu carro.
Evite andar com o tanque de combustível na reserva
Muito comum entre os motoristas, esse hábito prejudica bastante o motor do carro. Isso acontece porque aumentam muito as chances de entupimento dos bicos de injeção.
Afinal, o combustível que fica no fundo do tanque acumula impurezas que, quando puxadas pela bomba de combustível, entopem os componentes do conjunto.
Além disso, é comum que aconteça uma sobrecarga do filtro de combustível, que pode superaquecer e queimar a bomba de combustível, prejudicando todo o conjunto mecânico do carro, inclusive o motor.
A melhor dica é andar sempre com um bom nível de combustível, que deve ser de qualidade e procedência conhecida. Com isso, vem a dica de evitar os postos de bandeira branca.
Por isso, passe nos Postos Andreazza para encher o tanque: aqui você encontra combustível de qualidade ainda garante economia no abastecimento ao baixar o nosso app, que está disponível na Play Store e na App Store de forma gratuita!