O que fazer com um carro atingido pela enchente?

As fortes chuvas são um fenômeno cada vez mais comum em várias cidades do Brasil. De forma resumida, especialistas atribuem esse aumento às mudanças climáticas impulsionadas pelo desmatamento.

Isso acontece porque mudanças climáticas tornam os eventos climáticos mais frequentes e extremos, causando transtornos significativos na vida das pessoas, como vimos no Rio Grande do Sul, em maio de 2024.

É nesse contexto que vemos cenas de carros arrastados pela água ou submersos. No entanto, quando o assunto são carros na enchente, nem tudo está perdido! Existem atitudes que podem ajudar a recuperar os carros após uma inundação.

Ligar o motor não deve ser a primeira atitude

Parece que está tudo bem depois que a água baixou? Ótimo, mas nessa hora você não pode virar a chave em hipótese alguma! Afinal, se a água entrou na câmara de combustão, é possível que os pistões não consigam comprimir a água e empene a biela já na ligada do motor.

Nesse caso, a única forma de salvar o motor será com uma retífica, que pode chegar ao valor de até R$ 20 mil!

Comece verificando o filtro de ar

O primeiro passo para cuidar do carro é abrir o capô e ver como está o filtro de ar. Se estiver úmido ou com água em seu compartimento, será necessário retirar a água que foi para os cilindros. Por isso, nesse caso nem pense em ligar o carro e ligue para o guincho!

Faça a troca do óleo

Com inundações, o óleo do motor é fatalmente atingido. Além de mudar a composição do lubrificante, a água contamina o óleo e torna necessária sua trocaseguindo todas as recomendações do manual do carro. O filtro de óleo, nesse caso, também precisa ser modificado!

Nos Postos Andreazza você pode garantir a troca de óleo do seu carro com marcas de qualidade. Confira!

Dê atenção aos bancos

Mesmo que aparentemente os bancos não tenham sido atingidos por completo, o ideal é retirá-los para uma limpeza correta, passando um pano úmido, usando sabão neutro ou produto específico e retirando o excesso com outro pano úmido.

Os assentos devem ser secados sob o sol!

Os tapetes merecem sua atenção

Aproveite a retirada dos bancos e faça o mesmo processo com os tapetes do carro. Retire as coberturas de borracha e/ou carpete e utilize escova e sabão neutro para realizar a limpeza. Assim como os bancos, os tapetes devem ser secados sob o sol!

Cuide do assoalho

Retire todo o feltro antirruído e jogue-o fora, pois com a inundação ele perde sua função, já que não consegue mais fazer o isolamento acústico, além de correr o risco de se tornar um foco de mofo.

Faça a limpeza com um pano úmido e com um shampoo para carro e, depois, coloque um novo feltro.

As borrachas devem ser verificadas

A oxidação precoce das áreas de vedação da carroceria pode ser causada pelo acúmulo de água. Por isso, o ideal é retirar as borrachas e passar um pano úmido na lataria e junções de peças. Antes de recolocar a vedação, espere que tudo esteja completamente seco!

Não esqueça do cinto de segurança

O acúmulo de água nestas peças causa mofo e mau cheiro com o passar do tempo. Por isso, o ideal é puxar as tiras do cinto e passar um pano úmido, deixando-os afivelados até que estejam completamente secos.

A parte elétrica é muito afetada

O funcionamento de toda a parte elétrica do carro pode ser comprometido com a água, ainda mais com a oxidação da fiação, trazendo outros problemas futuros. Nesses casos, limpe os conectores e faça a lubrificação para reduzir os riscos de corrosão.

Além disso, retirar a bateria desconectando primeiro o polo negativo nesse momento é essencial!

Faça um checkup no câmbio e motor

Entre em contato com um mecânico de confiança para fazer um checkup no motor e verificar se a água danificou componentes como os discos e pastilhas de freio, bem como os fluidos essenciais do carro, incluindo a transmissão (caixa e óleo).

Conte com os Postos Andreazza

Nos Postos Andreazza, estamos sempre ao seu lado! Acompanhe nosso blog para conhecer dicas importantes como essas e conte conosco para adquirir os produtos necessários para o seu carro em diversos momentos.