5 perigos da calibragem inadequada dos pneus de seu carro

Os pneus sofrem com a perda de ar gradualmente e, desinflados, fazem o motor exercer mais esforço para mover o carro, gastando até 20% a mais combustível.

Além disso, a calibragem inadequada por excesso ou falta de ar oferece perigos que vão muito além do peso no seu bolso. Para entender mais sobre o assunto e ter consciência sobre a importância da calibragem dos pneus, continue lendo o artigo!

Os perigos da calibragem em excesso

A frenagem é prejudicada

A lateral do pneu é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há excesso de pressão na calibragem, essa parte levanta demais e diminui o contato do pneu com o solo.

Sem poder contar com os “ombros” para o segurar, o pneu pode aumentar o espaço de frenagem do carro. Cabe ressaltar que não é possível quantificar esse risco, afinal, esse é um assunto que envolve variáveis como peso do carro, dimensão do pneu, sistema de frenagem, entre outros.

Caminhonetes perdem estabilidade

A calibragem incorreta afeta todos os tipos de veículo, em especial as picapes, que são vulneráveis à instabilidade quando a pressão dos pneus está acima da ideal. Quando se adiciona carga à caminhonete, é necessário aumentar a pressão dos pneus de acordo com a necessidade. No entanto, quando a carga é removida, a pressão deve ser ajustada de volta ao padrão recomendado pelo fabricante.

Afinal, os pneus excessivamente inflados tornam-se mais rígidos e propensos a saltar, gerando instabilidade no eixo traseiro.

Dessa forma, um desequilíbrio na tração pode levar a uma perda de controle do veículo com mais facilidade, já que muitas picapes de porte médio possuem tração traseira ou em quatro rodas ativada sob demanda.

Os perigos da baixa calibragem

Aquaplanagem

Os pneus estão diretamente ligados à dinâmica do carro, e qualquer variação na pressão pode alterar o comportamento do veículo.

Quando o pneu fica mais murcho, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água à sua frente fica maior. Esse é o gatilho para a aquaplanagem. É importante manter os pneus corretamente calibrados para garantir uma condução segura, especialmente em condições de chuva.

Perda do pneu por impacto

Quando a pressão dos pneus está abaixo do ideal, eles se tornam mais vulneráveis a danos laterais causados por impactos. Isso inclui situações como cair em buracos ou colidir com o meio-fio.

O resultado pode ser uma “bolha” na lateral do pneu que, em caso de estouro pode causar a sua perda.

O pneu pode sair da roda

A má calibragem dos pneus pode resultar nesse cenário, que é conhecido como detalonamento. Muito raro de acontecer, esse evento depende de diversos fatores além da má calibragem.

Entre as causas do detalonamento, estão a sobrecarga do carro e a realização de uma curva acentuada, por exemplo.

Para evitar situações como essa, é importante estar atento à necessidade de manter os pneus bem calibrados.

Postos Andreazza: lugar para calibrar pneus e muito mais!

Nos Postos Andreazza, oferecemos orientação completa e calibragem gratuita dos seus pneus! Além disso, nossa equipe está pronta para fornecer uma gama de serviços adicionais sem custo.

E não é só isso: garantimos combustível de alta qualidade e uma ampla seleção de produtos em nossas lojas de conveniência, disponíveis a qualquer hora para atender às suas necessidades!