5 dicas de como preservar melhor o seu carro clássico

Os carros antigos, clássicos, são uma verdadeira paixão para muitas pessoas por serem verdadeiras relíquias. E para preservar essas relíquias, é importante que os donos tenham uma atenção redobrada a esses veículos, garantindo assim, um maior tempo de vida útil.

Por terem sidos fabricados em uma época mais antiga, alguns pontos em específico devem ser levados em consideração. Uma das causas para o desgaste de componentes, por exemplo, pode ser a própria ação do tempo e do clima. Sendo assim, se você é dono de um carro clássico, continue a leitura e confira algumas dicas que trouxemos que vão ajudar você a cuidar e preservar esse bem.

Como cuidar de um carro clássico

Esquente o motor antes de sair

Diferente dos carros atuais, os carros antigos precisam de um tempo para que o motor esquente antes de sair. Isso garante que ele entregue seu melhor desempenho e ajuda a evitar que você tenha problemas futuros com o motor.

Então, lembre-se de esperar por pelo menos 5 minutos antes de sair.

Troque o óleo com frequência

Estar com a lubrificação do motor em dia é um dos pontos cruciais para garantir a funcionalidade de um carro clássico. Assim, você garante a vida útil das peças, que, por se tratar de peças de um veículo antigo, podem ser bem mais caras ou até não serem mais encontradas para troca, caso for preciso.

Além disso, é importante conferir se não há vazamentos e andar com o carro de forma recorrente para garantir que o óleo faça a lubrificação de todas as peças.

Atenção com a bateria

A bateria é um componente que é consumido até mesmo quando o carro está desligado. Por isso, vale ter um cuidado redobrado com ela e, assim como mencionamos antes, funcionar o carro com certa frequência.

Freio e carburador

Carros antigos normalmente têm freios por tambor, que requerem trocas periódicas. Deve-se também evitar frear bruscamente o veículo, pois essa atitude pode sobrecarregar o sistema de transmissão.

O carburador também é um componente que demanda cuidado, por ser um dos responsáveis pelo desempenho do motor. Sendo assim, é ideal que se faça uma revisão nele uma vez por ano.

Atenção ao dirigir

Os carros clássicos não têm toda a potência dos carros atuais. Então, ao dirigir, realize as manobras de forma suave, evite atingir altas velocidades e faça as marchas com cuidado.

Possui um carro clássico na serra gaúcha?

Outra dica extremamente importante para quem tem um carro clássico é contar com um posto de combustível de confiança, que forneça produtos e serviços de qualidade, que garantam mais segurança para o seu veículo.

Se você é da serra gaúcha e tem um veículo antigo, conte com os Postos Andreazza! Temos diversas unidades espalhadas pela região, que oferecem combustível confiável, sempre das distribuidoras Ipiranga, BR e Rodoil, além de diversos outros produtos e um atendimento de primeira. Cuide do seu clássico da melhor forma!