Consumo de combustível: o que é mito e o que é verdade?

Existem duas coisas que marcam o dia a dia de qualquer pessoa que dirige: abastecer e buscar economizar nesse momento.

Com isso, o resultado não poderia ser diferente: surgem inúmeras informações sobre economia com o combustível. Muitas dessas informações são verdadeiras, no entanto, algumas delas são mitos! E estar atento a tudo isso ajuda na hora de gastar menos e evita dores de cabeça.

Pensando nisso, separamos algumas informações, destacando o que é verdade, o que não é, e ajudando você a cuidar melhor do seu veículo. Confira!

5 Mitos sobre o consumo de combustível

Os pneus não afetam o consumo de combustível

Pneus desgastados, com a pressão inadequada ou murchos aumentam o atrito e exigem mais combustível para manter o carro rodando.

Com isso, o resultado é combustível desperdiçado sem necessidade. Portanto, mantenha os pneus calibrados e em boas condições!

Câmbio automático ajuda a economizar mais

Embora os carros com câmbio automático tenham melhorado em eficiência ao longo dos anos, carros com transmissões manuais ainda tendem a ser mais eficientes quando o assunto é consumo de combustível, pois oferecem ao motorista maior controle sobre as marchas. Nesse contexto, obviamente, vale ressaltar que o motorista deve ter mais atenção ao trocar de marcha!

Dirigir rápido ajuda a gastar menos gasolina

Na verdade, dirigir em altas velocidades aumenta o consumo de combustível devido ao aumento da resistência do ar. Manter velocidades moderadas é mais econômico. Além disso, manter velocidades constantes na estrada, sem mudanças bruscas, contribui para a economia!

Andar na quinta marcha reduz consumo de combustível

Adotar a quinta marcha em estradas que permitem o motorista rodar em velocidade constante é uma excelente ideia. No entanto, em áreas urbanas com o famoso “para e anda”, a medida não impacta no consumo de combustível.

Carro em ponto morto gasta menos

Além de não economizar o combustível, andar em ponto morto pode ser prejudicial para o motorista. Afinal, dessa forma você perde o controle sobre o carro e, ainda, pode prejudicar o sistema de freios.

5 Verdades sobre o consumo de combustível

Rodar de janela aberta influencia no gasto

É verdade, e você deve estar atento ao contexto! Enquanto em baixas velocidades a janela aberta é mais eficiente do que o uso do ar-condicionado, quando você vai à estrada e dirige em alta velocidade, a aerodinâmica é alterada. Nesse contexto, abrir a janela pode colaborar para aumentar o gasto.

Rodar com o carro pesado gasta mais

Um veículo mais pesado exige mais energia para se mover. Para essa energia extra, o motor consome mais combustível. Dessa forma, uma excelente dica para quem quer economizar é evitar o transporte de carga desnecessária.

Carro com revisão em dia gasta menos

Com manutenção constante e trocas de óleo feitas regularmente, é possível manter a eficiência do motor, evitando aquele gasto a mais para o carro rodar com quantidade.

Acelerar e frear de forma brusca piora o consumo

O “para e anda” das cidades exige mais força do motor, aumentando o uso de combustível. E quando a condução é mais agressiva, acelerando rapidamente e freando bruscamente, o cenário fica ainda pior!

Combustível adulterado é menos econômico

Sem dúvidas! Além de todos os riscos que envolvem o uso de gasolina adulterada, o uso de combustível também aumenta, devido à diminuição de sua eficiência. Por isso, abastecer em postos de confiança é importante para o bolso e para sua segurança!

Conte com os Postos Andreazza

Aqui estamos sempre ao seu lado e prontos para ajudar você! Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a dicas valiosas para economizar e rodar por aí com conforto e segurança.

Ah, e não se esqueça: na hora de abastecer, confie nos Postos Andreazza! Aqui você encontra combustível de qualidade, pagando bem menos!